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Passo a passo para melhorar a motivação na comunicação corporativa intercultural

Atualizado: 29 de abr. de 2022



Se você é um CEO ou um profissional de destaque no mercado de trabalho, com certeza conhece a importância da motivação para o sucesso das organizações. Um capital humano motivado é o ativo mais valioso para qualquer empresa.


Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Right Management, os colaboradores motivados e satisfeitos produzem até 50% a mais e elevam os resultados da organização de forma integral.


No caso de profissionais e empresas com atuação internacional, melhorar a motivação na comunicação corporativa intercultural é um requisito indispensável para atingir as metas e consolidar o relacionamento com equipes e clientes.


É por isso que neste post te contamos qual é o rol da motivação na comunicação corporativa intercultural e explicamos o passo a passo para impulsionar a motivação em equipes multiculturais.


Motivação na comunicação corporativa intercultural: vínculo com a inteligência cultural


Julia Middleton, CEO da Common Purpose, considera o QI, a inteligência emocional e a inteligência cultural como requisitos fundamentais para trabalhar nas organizações que buscam se internacionalizar.


A inteligência cultural compreende as capacidades e habilidades que um indivíduo possui para se adaptar e se relacionar efetivamente com situações que envolvem culturas diferentes.


Ditas capacidades e habilidades expressam-se em quatro dimensões, as quais podem ser treinadas e medidas com intencionalidade. A primeira delas posiciona a motivação na comunicação corporativa intercultural com um componente de muita relevância:


1. Motivação intercultural: Nesse componente aparece a predisposição do indivíduo para interagir com outras culturas. Gosta de conhecer pessoas diferentes? Consegue se adaptar com hábitos de compra e estilos de trabalho que não são os próprios?


2. Conhecimento intercultural: Integra os conteúdos sobre o sistema político, econômico, jurídico, entre outros, da cultura com a que vai interagir. Neste sentido tem grande relevância o conhecimento da língua ou as línguas que prevalecem nessa cultura.


3. Estratégia intercultural: Integra as ações intencionais, previamente definidas com o intuito de interagir de forma eficaz em situações de interculturalidade.


4. Comportamento intercultural: Trata-se de uma dimensão muito relevante. Nela o indivíduo demonstra se é capaz ou não de mudar de forma pertinente o seu comportamento verbal e não verbal, assim como utilizar de forma efetiva o silêncio, as pausas e as expressões faciais, segundo as exigências da situação intercultural.


Nos treinamentos desenvolvidos pelos especialistas da Trailing, são abordadas estas 4 dimensões de forma intencional, conforme as necessidades dos clientes. Quer saber mais? Conheça a Metodologia Trailing.


Passo a passo para estimular a motivação intercultural nas equipes


Como incentivar a motivação intercultural nos colaboradores?


1. Esclarecer a necessidade: Os líderes precisam explicar de forma clara e convincente o porquê é imprescindível que o colaborador desenvolva a inteligência intercultural. Se ele entende a necessidade da mudança, é muito mais provável que se comprometa. Compreender os motivos ajuda na motivação.


2. Estimular a sensibilidade: O reconhecimento e valorização do outro, da sua individualidade e das diferenças de uma forma assertiva, resulta imprescindível para estimular a motivação intercultural. O coração também é protagonista na inteligência intercultural.


3. Focar nas recompensas: Uma pesquisa publicada no LinkedIn pelo grupo Profesionales Globales y Equipos Multiculturales, identificou entre os principais benefícios que oferece a implementação da inteligência intercultural:

  • Incremento da criatividade e da inovação;

  • Intercâmbio de boas práticas;

  • Aquisição de conhecimentos valiosos.

4. Ensinar a coexistir com a ambiguidade: Para evitar que o colaborador crie expectativas pouco realistas sobre como será o seu desempenho na comunicação intercultural corporativa, é vital deixar claro que nem sempre vai conseguir transmitir ou compreender o 100% do que ele gostaria. Trata-se de um bom cenário para aplicar o Princípio de Pareto.


5. Procurar a ajuda de especialistas: A escolha de um parceiro para aprimorar a motivação na comunicação corporativa intercultural deve ser muito bem pensada. Empresas como a Trailing contam com especialistas devidamente treinados para trabalhar a motivação intercultural como componente fundamental nos treinamentos.


Ao contratar os serviços da Trailing você adquire muito mais que um curso de Idiomas. Oferecemos treinamentos personalizados de idiomas para profissionais e empresas com atuação internacional, sempre com foco na comunicação corporativa intercultural.


Entra em contato com um dos nossos especialistas e agenda um treinamento demonstrativo gratuito. Aproveita a oportunidade e cresce com a Trailing.


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1 Comment


Excelente texto! A metodologia trailing tem me ajudado muito na comunicação corporativa em espanhol!

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