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Comunicação corporativa intercultural: importância para as empresas

Atualizado: 10 de mai. de 2022

Post original
Escrito por Alexis Fernández
Sócio-Diretor Trailing

Com a transformação digital, a possibilidade de estabelecer conexões pessoais e comerciais aumentou significativamente. Marcas e profissionais se esforçam para consolidar sua presença digital e construir novos relacionamentos que transcendam sua localização geográfica.

Um dos desafios da nova realidade é o da comunicação corporativa intercultural. O impacto das diferenças culturais em uma negociação é decisivo, o que é apenas um exemplo da importância da comunicação intercultural para os negócios.

Empresas e profissionais autônomos hoje conseguem escalar seus produtos e serviços internacionalmente sem grandes custos. Porém, para manter e cultivar as relações que sustentam esses negócios, é necessário estar atento à comunicação intercultural.

É por isso que neste post contamos para você:

  • O que é comunicação corporativa intercultural?

  • Qual é a importância da comunicação intercultural para os negócios?

O que é comunicação corporativa intercultural?

Conceitos básicos para entender a comunicação corporativa intercultural

A comunicação corporativa integra a comunicação organizacional e a comunicação institucional. São conceitos diferentes, que servem de base para a definição da comunicação corporativa intercultural. Aqui, nós os apresentamos de uma forma simples:

  • Comunicação corporativa: Processos de informação e comunicação das empresas, nas mais diversas áreas e com objetivos particulares, que visam transmitir uma imagem estratégica aos seus públicos-alvo. (Gestiopolis)

  • Comunicação organizacional: Refere-se à comunicação interna da marca, que ocorre de forma bidirecional em diferentes níveis e por meio de diversos canais,com o intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do negócio.

  • Comunicação institucional: Compreende o sistema de ações comunicativas unidirecionais concebidas para informar o público-alvo de uma organização - interna e externamente - sobre a razão de ser da empresa, os valores que a orientam e o papel que desempenha na sociedade.

A implementação das ações que integram esses processos de comunicação já é um desafio quando se especifica no contexto de uma cultura e de uma linguagem natural para a empresa.

O desafio é maior quando surge a demanda para se comunicar com pessoas de outras culturas e línguas diferentes. E é aí que a comunicação corporativa intercultural entra em jogo.

Definição de comunicação corporativa intercultural

A comunicação corporativa intercultural integra todas as ações de comunicação organizacional e institucional que se estabelecem com clientes internos ou externos, cuja cultura e línguas originais são diferentes das que predominam na organização.

A comunicação intercultural para os negócios é uma realidade para a qual as grandes empresas e os pequenos empresários devem estar preparados. Também é vital para profissionais autônomos, que trabalham ou desejam colaborar com empresas estrangeiras.

Imagine uma empresa brasileira de tecnologia com alcance nacional que almeja expandir seu produto para outros países da América Latina. Sua proposta de valor é consistente e atraente, mas… seus programadores e C-levels não falam espanhol, nem dominam completamente a cultura de seus potenciais clientes estrangeiros.

Ou o caso de um especialista em uma das áreas de marketing mais exigidas do mercado. Essa pessoa ocupa uma posição importante na sua empresa e é conhecida no meio. Infelizmente ele perdeu oportunidades incríveis, pois seu domínio do inglês não passou pelo filtro da entrevista inicial.

É essencial compreender que a comunicação intercultural para negócios não se trata apenas de falar uma segunda língua. Este é apenas o começo, pois existem várias outras chaves para o sucesso na comunicação corporativa transcultural.

Importância da comunicação intercultural para negócios

A importância da comunicação corporativa transcultural em uma organização empresarial internacional é extraordinária e crescente. Para se ter uma ideia, no Brasil, o número de empresas que exportam produtos e serviços cresceu 60% em 20 anos.

Aqui estão 5 benefícios que as empresas recebem ao gerenciar com eficiência a comunicação intercultural para negócios:

  1. Amplia, melhora e humaniza o relacionamento da marca com seus clientes externos e internos, o que constitui um diferencial competitivo. De fato, 75% dos clientes afirmam que desejam mais interação humana no futuro, mesmo com o aprimoramento contínuo da tecnologia.

  2. Contribui para o desenvolvimento do talento humano na organização, pois incentiva a consolidação das competências comunicativas e profissionais na base da troca solidária, sem preconceitos ou etnocentrismo. De acordo com um estudo, nos Estados Unidos as empresas aumentaram em 32% os investimentos em treinamento de seus funcionários.

  3. Consolida a identidade corporativa da marca, pois favorece a construção de uma imagem de empresa amigável e inclusiva com alcance internacional. Uma investigação mostrou que 7 em cada 10 empresas, independentemente do seu porte ou setor, consideram que a percepção do usuário sobre a marca é de grande importância para a decisão de compra do cliente.

  4. Facilita a negociação internacional. As empresas internacionais sabem que negociar com um norte-americano não é o mesmo que negociar com um mexicano, apesar da proximidade geográfica dos dois países. Conhecer a cultura do país onde se encontra o seu nicho de mercado ou o seu novo parceiro de negócios é essencial. Um caso de sucesso é o da internacionalização da cerveja Corona, que, com um valor atual de 5,822 milhões de dólares, deixou de ser uma bebida local para se tornar a marca de cerveja mais valiosa do mundo.

  5. Tem um impacto positivo na otimização dos fluxos de trabalho. A formação de equipes de trabalho formadas por pessoas de diferentes culturas é cada vez mais frequente. De acordo com fontes da ONU, antes da pandemia COVID 19 havia 150,3 milhões de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho global, a maioria dos quais fazia parte de equipes multiculturais. Estima-se que, até 2028, 73% das equipes terão teletrabalhadores, condição que facilita o aumento do número de equipes multiculturais.

São muitas outras vantagens que a gestão eficiente da comunicação corporativa intercultural traz para a sua empresa. Dentre eles, destaca-se sua contribuição para o posicionamento da marca, bem como seu potencial para facilitar a tomada de decisões. Você pode encontrar informações sobre isso no Blog da Companhia Trailing.

Se você é daqueles que valorizam a importância da boa comunicação para promover o sucesso do seu negócio ou profissão e almeja crescer além das fronteiras físicas onde está hoje, tenho uma excelente notícia para você: A Trailing compartilha seus sonhos e quer ajudá-lo a realizá-los.

Somos uma empresa especializada em oferecer treinamentos online customizados para marcas e profissionais que se destacam no mercado. Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento de pessoas e organizações, no contexto da comunicação corporativa intercultural.

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