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5 erros na comunicação corporativa que estão prejudicando sua empresa


Você sabe da importância de ter uma boa comunicação institucional? De acordo com a pesquisa da The Economist, revista britânica, os erros na comunicação corporativa podem prejudicar a produtividade do seu negócio.


Os dados afirmam que cerca de 44% das pessoas entrevistadas relataram atrasos na conclusão de trabalhos, justamente por erros na comunicação corporativa.


Ainda de acordo com o estudo, essas falhas também podem ocasionar outros problemas como:


  • redução das vendas;

  • estresse dos colaboradores;

  • desânimo no ambiente de trabalho;

  • falta de engajamento dos profissionais na organização.


Neste post, você encontra a importância de reconhecer os erros na comunicação corporativa, bem como as falhas mais comuns que impedem sua empresa de alcançar um melhor diálogo institucional.


Quer descobrir os vilões da comunicação que estão prejudicando o crescimento da sua organização? Então, continue lendo.


Importância de identificar os erros na comunicação corporativa


Os erros na comunicação corporativa, de início, podem até parecer um pouco despreocupantes. Contudo, a realidade é que essas falhas podem causar grandes prejuízos produtivos e atrapalhar a estratégia da empresa.


A comunicação é uma soft skill básica para qualquer negócio, até mesmo para corporações que através da transformação digital, decidiram aderir a internacionalização da empresa.


Quando a comunicação institucional é deixada de lado, pode ocasionar os conhecidos “ruídos” que atrasam processos e o desenvolvimento corporativo.


Portanto, identificar erros na comunicação corporativa é fundamental para um trabalho preventivo, bem como para otimizar os processos e possibilitar a integração dos setores empresariais.


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5 erros de comunicação corporativa mais comuns


1. Não solicitar nem analisar o feedback


Em tempos de transformação digital e trabalho remoto, a falta de um feedback se tornou um erro de comunicação corporativa cada vez mais evidente dentro do ambiente organizacional.


A prova disso é que em uma recente pesquisa da Nespresso Professional, apontou que cerca de 42% dos colaboradores não sentem abertura suficiente para conversar com os gestores.


Outra pesquisa realizada pela FEEX, mostra que o Brasil é o país que menos implementa a cultura de feedback e isso é um grande erro de comunicação corporativa.


Portanto, a falta de feedback na comunicação institucional, impossibilita o desenvolvimento da equipe, bem como fica difícil implementar treinamentos corporativos e incentivar o crescimento profissional dos colaboradores.


2. Pouco conhecimento sobre a equipe interna


Será que você conhece a equipe que trabalha com você? Um dos erros na comunicação corporativa é o fato do diálogo não partir da inteligência cultural.


Isso ocorre porque muitos colaboradores não estão preparados para se comunicar com uma equipe multicultural, ou seja, colaboradores de diferentes países, etnias e culturas.


Uma empresa que deseja se destacar em território nacional e até mesmo internacional, precisa fortalecer a motivação na comunicação corporativa, bem como criar estratégias multiculturais para que a equipe consiga alcançar resultados importantes.


3. Baixo aproveitamento dos recursos tecnológicos


A transformação digital possibilitou que as equipes das empresas trabalhassem a distância, contudo, a falta de um bom aproveitamento dos recursos tecnológicos pode ocasionar alguns erros na comunicação corporativa.


Muitas vezes a comunicação é considerada um elemento ínfimo em relação aos outros processos de uma empresa. Por isso, os gestores não investem em ferramentas adequadas para o fluxo comunicativo.


Consequentemente, o resultado é a falta de canais relevantes para a comunicação empresarial, como, por exemplo: rede intranet, rede social e E-mail corporativos, sistema de videoconferência e outros.


A combinação da tecnologia digital com as metodologias de treinamento adequadas, impactam positivamente na comunicação institucional e reduz de forma significativa os erros na comunicação corporativa.


Esse é o caso da Metodologia Trailing, criada com o intuito de colaborar com profissionais e organizações para atingir o sucesso no desenvolvimento da comunicação intercultural para negócios.


4. Falta de engajamento do gestor como comunicador


Um gestor que não está engajado em melhorar o diálogo entre empresa e colaboradores, pode ser um dos principais erros na comunicação corporativa.


Isso porque esse profissional é uma das peças-chave para um melhor relacionamento organizacional. Inclusive, esse fato é comprovado através da pesquisa do The Economist citada anteriormente.


De acordo com eles, cerca de 78% dos entrevistados, acreditam que a comunicação seria melhor se seus gestores fossem mais abertos a respeito dos objetivos e 62% acreditam na necessidade de haver treinamentos e capacitações.


Esses erros na comunicação corporativa podem ser evitados se houver um melhor treinamento dessas lideranças para elaborar um diálogo interno mais assertivo entre as partes envolvidas na empresa.


5. Não treinar a interculturalidade


A falta de treinamento voltado para a interculturalidade é outro erro de comunicação corporativa muito comum. Isso porque as empresas muitas vezes não percebem a inteligência cultural como parte importante para o processo comunicativo da empresa.


Talvez você se pergunte: “mas, o que é comunicação intercultural?” De forma direta, esse tipo de comunicação faz parte da habilidade de se relacionar efetivamente nas situações que envolvem culturas diferentes.


Saber disso é um grande diferencial na hora evitar alguns erros comunicativos na empresa e dispor de treinamentos corporativos eficientes, que auxiliem a empresa a trabalhar com os diferentes idiomas e culturas.


Através da transformação digital, é possível se comunicar com sua equipe e os diferentes clientes de qualquer parte do mundo, além de aproveitar as vantagens dos treinamentos online para os colaboradores


Por isso, a importância de fortalecer o conhecimento intercultural na comunicação corporativa, através de um treinamento plural para quebrar as barreiras na comunicação empresarial.


Como alcançar uma comunicação corporativa intercultural de alto impacto


Agora que você conheceu os principais erros na comunicação corporativa, é importante investir para evitar uma das principais falhas: a falta de treinamento intercultural.


Dentro dos treinamentos desenvolvidos para melhorar a comunicação corporativa, tem grande importância aqueles que colocam o foco na interculturalidade. Esse é o caso dos Programas da Trailing, pensados para profissionais e empresas que almejam crescer internacionalmente.


Ao contratar o Programa Premium Consultoria Empresarial, você ganha um parceiro para corrigir os erros na comunicação corporativa. Algumas das vantagens que o programa oferece para as empresas são:


  • Identificação e correção dos erros presentes nos canais, conteúdos e mensagens utilizados no processo de comunicação corporativa intercultural;

  • Treinamentos de idiomas personalizados com foco na interculturalidade;

  • Acesso a uma metodologia customizada que permite modificar o Programa de Treinamento conforme as necessidades da empresa.


Entre em contato com um especialista da Trailing e deixa que a gente te ajude a ser essa marca que consegue falar a língua dos seus clientes e parceiros, no tom que eles preferem!

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