Você pode afirmar, sem dúvida nenhuma, que sua empresa está atingindo o engajamento nos treinamentos corporativos? Talvez já tenha percebido que às vezes uma capacitação que tinha tudo para ser excelente, acaba não alcançando o interesse dos colaboradores.
Esse desinteresse no treinamento pode ser causado por diversos motivos, como, por exemplo:
Insuficiente atenção às necessidades do colaborador;
Oferecer o mesmo estilo de treinamento para toda equipe;
Baixa compreensão a respeito dos motivos da capacitação;
Falta de feedback;
Ausência de conteúdos focados na comunicação corporativa intercultural.
A partir desses pontos é possível presumir antes mesmo de medir o engajamento, que esse modelo de aprendizado pode não corresponder com o que o colaborador precisa.
Pensando nisso, que tal descobrir algumas formas de atingir o engajamento nos treinamentos corporativos? Então, confira esse post até o final e conheça três dicas úteis. Boa leitura!
Por que medir o engajamento nos treinamentos corporativos?
No ramo corporativo, gestores de RH dispõem de várias técnicas para identificar o nível de desenvolvimento de uma equipe. Contudo, medir o comprometimento dos colaboradores nos treinamentos pode ser uma das melhores maneiras.
Ao mensurar o nível de engajamento nos treinamentos corporativos é possível aumentar as chances dos colaboradores alcançarem o desenvolvimento esperado e conquistar habilidades que auxiliem na produtividade deles e do negócio.
Uma recente pesquisa da Gallup, mostrou que empresas com um bom índice de engajamento dos funcionários, apresentam 83% de chances para alcançar um melhor desempenho.
Mas para se ter um bom parâmetro do interesse desses funcionários, é importante mensurar isso em dados, concorda? A mesma coisa funciona quando falamos do engajamento nos treinamentos corporativos.
Mesmo que os treinamentos contem com um alto número de participantes, é preciso realizar a medição do nível de interesse deles no conteúdo, bem como seu nível de compreensão.
Como mensurar o engajamento nos treinamentos?
Mensurar o engajamento nos treinamentos corporativos é uma ótima forma de saber se ele está sendo efetivo ou não. Principalmente quando se trata de treinamentos online, onde requer uma prática personalizada para o usuário.
Algumas formas de mensurar o engajamento nos treinamentos, são:
Coleta de dados
É importante contar com os famosos indicadores de desenvolvimento. Por isso, após realizar os treinamentos, é importante que gestores ou pessoal do RH colete os dados úteis para identificar os níveis de engajamento dos colaboradores.
Afinal de contas, os treinamentos corporativos são motivados pela intenção dos colaboradores atingirem um nível mais alto de experiências e habilidades diante algum objetivo determinado pela empresa, correto?
Portanto, é válido analisar os indicadores para que assim, se atinja os objetivos do negócio e de fato se alcance a satisfação nos treinamentos corporativos.
2. Autoavaliação
Outra forma de mensurar o nível de engajamento nos treinamentos corporativos é pedindo para os colaboradores realizarem um questionário autoavaliativo. Esse método pode ser útil para eles realizarem uma autorreflexão.
Contudo, esse questionário deve ser realizado com atenção para se atingir resultados condizentes com a realidade de fato.
3. Formulário
Formulários podem ajudar na hora de mensurar dados que são importantes. O indicado é construir perguntas breves e objetivas, de preferência de múltipla escolha e aplicar para os colaboradores que realizaram o treinamento.
Lembre-se que o objetivo é identificar qual nível de engajamento nos treinamentos corporativos, portanto as perguntas devem ter relação com isso.
3 dicas para atingir o engajamento nos treinamentos corporativos
1. Estabeleça o que é engajamento
É necessário estabelecer o que a empresa define como engajamento, antes mesmo de começar a medir o interesse dos funcionários nos treinamentos.
Para isso, é importante que se faça um alinhamento dos funcionários com os objetivos e metas da empresa. Além de entender qual é o nível de credibilidade da empresa diante do colaborador.
Aquele funcionário que se sente como parte da instituição, tem possibilidade de atingir um maior crescimento profissional. Principalmente porque sabe quais são as expectativas que a empresa possui em relação ao seu trabalho.
Desta forma, ao compreender o que é importante para os colaboradores e o que eles estão buscando em um treinamento, fica mais fácil atingir um maior engajamento.
Leia mais: Conhecimento intercultural e comunicação corporativa: 5 dicas para o sucesso profissional.
2. Preste atenção no processo de aprendizagem
Em decorrência da transformação digital, hoje dispomos de diversos tipos de tecnologia que auxiliam no processo de aprendizagem.
Os ambientes virtuais de aprendizado, por exemplo, dispõem de várias ferramentas vantajosas na hora de realizar treinamentos personalizados para as necessidades do colaborador.
Isso pode ser um ponto forte na hora de alcançar o engajamento nos treinamentos corporativos. Mas independentemente, se o treinamento é online ou presencial, é importante verificar se o processo de aprendizagem atende ao que os funcionários buscam.
Mostre para a equipe que por meio do treinamento é possível desenvolver habilidades úteis para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.
3. Contrate uma empresa especializada em treinamentos corporativos
Tornar os treinamentos corporativos como parte da cultura da empresa, pode ser um passo importante para se atingir um bom engajamento dos colaboradores. Uma boa forma disso acontecer é oferecendo um treinamento personalizado.
Por isso, é importante aderir a um programa que entenda a individualidade, diferenças culturais e dificuldades de cada usuário; e isso pode ser um diferencial competitivo.
Empresas como a Trailing oferecem soluções focadas no desenvolvimento profissional de cada indivíduo através de uma comunicação intercultural. Assim, se contribui na preparação de profissionais que desejam enfrentar os desafios do mercado de trabalho internacional.
Os Programas da Trailing estão pensados para auxiliar na inserção dos profissionais em equipes multiculturais e fortalecer as competências comunicativas, enquanto o cliente constrói a fluência e atinge os objetivos previstos.
O engajamento nos treinamentos corporativos da Trailing é atingido, entre outras causas, porque tanto empresas quanto funcionários alcançam resultados diretos na execução dos objetivos de negócios e na satisfação dos clientes.
Os clientes da Trailing explicam assim:
"Os treinamentos na Trailing são fundamentais para aprender gramática e vocabulário, mas muito mais do que isso me preparam para entender a cultura e a maneira de pensar das pessoas com quem trabalho. Considero que o maior ganho não está em aprender apenas um idioma novo, mas sim em como se relacionar e se comunicar em um ambiente multicultural e que envolve diferentes países e línguas."
Ricardo Lisboa
Product Manager,
Justo
Algumas das vantagens que você consegue aproveitar ao contratar qualquer um dos Programas da Trailing são:
Resultados mostrados por meios de KPIs combinados antecipadamente com o cliente;
Assistência contínua através dos canais e conteúdos utilizados no processo de internacionalização da empresa ou do profissional;
Atividades realizadas por meio de um ambiente virtual de treinamento interativo e flexível para o usuário.
Sabia que você pode adquirir isso e muito mais ao contratar os serviços da Trailing?
Chega de perder tempo, entre em contato hoje mesmo com um especialista da Trailing e descubra qual o programa corresponde a suas necessidades atuais!
Comments