top of page

5 razões pelas quais você não atinge o crescimento profissional

Atualizado: 29 de abr. de 2022

Você sabia que dentre as habilidades exigidas no mercado de trabalho atual, está a inteligência cultural e a comunicação corporativa? O crescimento profissional está diretamente ligado a como você se destaca, e para isso, precisa estar atento às novas exigências profissionais e comportamentais do mercado.


Segundo Sofia Esteves, presidente da Cia. de Talentos, a inteligência cultural é uma habilidade fundamental e por isso é preciso desenvolvê-la, caso não queira ficar para trás e estar fadado à estagnação profissional.


A inteligência cultural aplicada na comunicação corporativa constitui um divisor de águas em sua carreira. Neste post, contamos para você os porquês dessa afirmação.


Se você não está satisfeito com seu crescimento profissional e é dos que acreditam que para cativar, crescer e ter sucesso, é preciso que haja humanização, este post é para você.


Continue lendo e descubra 5 razões pelas quais ainda não está crescendo profissionalmente.

Inteligência cultural e comunicação corporativa: os pilares do crescimento profissional


A inteligência cultural é definida como uma habilidade que tem na perspectiva da diversidade seu maior embasamento. Nela convergem diferentes visões, conhecimentos de mundo, vivências, e culturas, os quais - ao invés de se distanciarem pelas diferenças - têm relação de soma e agregamento.


Dificilmente o funcionamento pleno de uma empresa se dá apenas por participação de pessoas com a mesma nacionalidade ou regionalidade. Segundo um estudo internacional, instituições com maior multiculturalidade têm probabilidade 36% maior de superar seus pares em termos de lucratividade.


Na prática, para que a pluralidade cultural seja um bônus, e não uma barreira, a formação do profissional que tenha como competências e habilidades, boas práticas de conhecimento intercultural e comunicação corporativa.


O conceito de comunicação corporativa integra o conjunto de ações e estratégias que melhoram e otimizam a comunicação entre todos os setores da empresa, sejam eles internos ou externos.


Para aprimorar essa comunicação na prática, é preciso ter uma equipe altamente motivada. Quer saber como? Conheça o passo a passo para melhorar a motivação na comunicação corporativa intercultural.



Você já parou pra pensar se, na procura do crescimento profissional, buscou apenas engordar o currículo com cursos estritamente ligados à sua área de atuação?


Mas, para alcançar o crescimento profissional, você precisa saber que é necessário ter uma visão além dos conhecimentos técnicos, e compreender a importância que tem para as empresas a comunicação corporativa intercultural.


A falta da inteligência cultural e as falhas na comunicação corporativa podem ser empecilhos entre você e a tão sonhada vaga ou promoção. Continue lendo e descubra outros obstáculos que atrapalham o desenvolvimento profissional.


Por que você não atinge o crescimento profissional?


  1. Não se atualiza em relação às habilidades e competências


É impossível não associar o desenvolvimento tecnológico e social, ao funcionamento do mundo corporativo e ao âmbito profissional. Uma coisa está ligada à outra, e por esse motivo, as habilidades e competências necessárias para o crescimento profissional podem variar de tempo em tempo.


Atualmente, a inteligência cultural é considerada uma das 10 habilidades profissionais do futuro. Apesar de criatividade, compromisso e pontualidade ainda serem importantes, no mercado atual, elas não são um diferencial, mas sim, uma obrigação.


O que realmente fará você se destacar dos demais, é adquirir habilidades que são essenciais ao funcionamento corporativo vigente nos dias de hoje, como as que destacamos neste post, por exemplo.


2. Não procura conhecer ou interagir com as diferenças


Por acreditar que esse tipo de relacionamento não envolve crescimento profissional, você não busca interagir, ou até mesmo não sente vontade de descobrir ou conhecer mais afundo sobre outras culturas, nações ou pontos de vista diferentes dos seus.


O que é um erro, já que ter a mente aberta para conhecer e aceitar as diferenças, espontânea e verdadeiramente é um passo para abrir caminhos que podem ser valiosos em sua carreira.


As mais variadas vivências, criatividades e inteligências, podem abrir um vasto leque de possibilidades, conhecimentos e resoluções de problemas que você, até então, desconhecia.


3. Não sabe lidar pessoal e profissionalmente mediante as outras culturas


Por outro lado, por mais que tenha contato com outras culturas, você não sabe lidar com elas, pois não conhece as normais sociais e certos comportamentos desses povos.


Por isso, compreender é tão importante quanto ter o interesse em conhecer. Para que a relação profissional e pessoal seja benéfica e concreta, é preciso se atentar a como essas culturas costumam se comportar e lidar com questões de trabalho.


Um exemplo simples e comum, é entender que a cultura brasileira é muito calorosa, acolhedora, e que muitas vezes usamos linguagem informal até mesmo no ambiente profissional. Porém, esses hábitos podem ser vistos com desconfiança e desrespeito, dependendo do país.


4. Não adapta seu comportamento


Complementando o tópico anterior, a terceira razão é o fator determinante para efetivar a comunicação corporativa e a inteligência cultural. Esse é o momento em que você, de fato, aplicará seus conhecimentos e irá adaptar seu comportamento.


Sem essa ação, a comunicação corporativa não será eficiente. Pelo contrário, se você não se importa em mudar seu comportamento para agir mediante a outra cultura, os profissionais podem entender esse sinal como um descaso. Pois, se realmente quer tratar de negócios internacionais, o respeito e a consideração precisam ser colocados em pauta.


Sem eles, você dará a impressão de querer apenas tirar vantagem. Atualmente, a humanização dos negócios é igualmente importante em relação aos resultados.



5. Não investe na capacitação


Conhecer outro idioma, outros costumes e comportamentos diferentes dos quais você está acostumado, nem sempre é uma tarefa fácil. Atualmente, podemos contar com a internet para adquirirmos conhecimentos com apenas com um click.


Mas, no meio de tanta informação, os conhecimentos podem se perder e até mesmo não serem de fontes confiáveis. Somando essas questões aos compromissos com outras áreas da vida pessoal e profissional, a desmotivação, não saber como nem por onde começar, falta de tempo, tudo isso pode contribuir para não investirmos em capacitação.


Por esses motivos, a falta de capacitação pode se tornar um empecilho em seu crescimento profissional. Não basta preencher o currículo com habilidades, é preciso adquirir conhecimentos relacionados à elas e saber como colocá-los em prática em seu dia-a-dia.


Sobre isso, eu tenho uma boa notícia pra você!


Se tem como foco se tornar um profissional qualificado e apto para atuar no mercado a ponto de ser destaque e referência em sua área, conheça os programas de treinamento que a Trailing oferece!


Com a Metodologia Trailing, você desenvolve inteligência cultural e aprimora a comunicação corporativa de uma maneira personalizada, de acordo com todas as suas necessidades, basta escolher o programa que mais combina com você.


Tudo isso, 100% online e com professores com vivências no exterior. Se quiser saber mais, e até marcar um treinamento demonstrativo gratuito, envie agora mesmo uma mensagem nos contatos abaixo:



68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page