Você já percebeu quantas vezes um projeto empresarial maravilhoso, cheio de boas intenções, super bacana; não deu certo? É muito provável que nesse fracasso que você lembrou agora, estejam envolvidas falhas na comunicação corporativa.
Segundo um estudo realizado com 184 empresas no Brasil pelo Project Management Institute (PMI), problemas na comunicação corporativa impactam de forma negativa nos resultados do 64% das empresas brasileiras.
Um dos aspectos mais atingidos quando falha a comunicação corporativa é a motivação do colaborador, o que incide negativamente no ambiente de trabalho e pode aumentar os custos para a empresa, segundo o mesmo estudo.
Uma pesquisa realizada na área de TI mostrou que um 57% dos projetos que não atingiram os resultados previstos, não tiveram sucesso devido à falta de comunicação entre os profissionais envolvidos no processo.
Com certeza, ninguém quer esse tipo de problema na sua empresa. E, se você é daqueles que precisa se comunicar com clientes ou equipes de outras culturas, então, necessita treinar o conhecimento intercultural próprio e da equipe.
Continue lendo e descubra 5 dicas para obter sucesso na comunicação corporativa, aproveitando as vantagens do conhecimento intercultural.
O que é o conhecimento intercultural?
Não é nenhum segredo que com a aceleração da transformação digital experimentada a partir da segunda década do século XXI o conhecimento intercultural ganha cada vez mais relevância nas empresas.
O conhecimento intercultural é uma das dimensões que compõem o que se conhece como inteligência cultural, o qual não é mais que a capacidade de se relacionar efetivamente com situações que envolvem culturas diferentes.
Como conceito, o conhecimento intercultural integra os conteúdos sobre o sistema político, econômico, jurídico, entre outros, da cultura com a que vai interagir. O domínio da língua ou as línguas que prevalecem na outra cultura é determinante nesta dimensão.
Além do conhecimento intercultural, as outras dimensões que convergem na inteligência cultural são:
Estratégia intercultural;
Comportamento intercultural:
Nos treinamentos que oferece a Trailing, companhia especializada na comunicação corporativa intercultural, são abordadas estas 4 dimensões, sempre com foco nas necessidades dos clientes.
Quero saber mais: Conheça a Metodologia Trailing.
5 dicas para melhorar a comunicação corporativa por meio do conhecimento intercultural
1. O conhecimento intercultural vai além do idioma estrangeiro
Não é suficiente botar o colaborador num curso de idiomas para resolver os problemas de comunicação. É claro que o domínio do idioma resulta vital na comunicação corporativa, porém o conhecimento intercultural exige mais do que ser bilíngue.
Para uma boa comunicação corporativa é preciso conhecer também os costumes, o ordenamento jurídico, econômico e político do país no que estão localizados os clientes da empresa ou os outros membros da equipe.
2. Não tem conhecimento intercultural sem conhecer o idioma do outro
“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” A frase do Nelson Mandela também aplica na comunicação corporativa.
É certo que muitas vezes as pessoas conseguem se comunicar sem necessidade de ser fluentes no idioma do interlocutor. O spanglish e o portunhol constituem exemplos de ferramentas funcionais e legítimas, porém não são nada profissionais.
3. A comunicação extra verbal precisa ser treinada
Ao igual que a linguagem verbal, a linguagem extra verbal impacta de forma contundente na comunicação corporativa. Os gestos comunicam e nem sempre têm os mesmos significados nas diferentes culturas.
Um gesto tão simples como apertar a ponta da orelha que no Brasil expressa um sinal de aprovação, na Índia é utilizado como uma forma de se desculpar, ou de mostrar arrependimento por uma falha ou erro cometido.
4. O conhecimento intercultural abrange a cultura das empresas envolvidas
A cultura empresarial descreve a integração das atitudes e comportamentos que são exteriorizados por líderes e colaboradores numa organização, enquanto trabalham para dar cumprimento à missão declarada.
Para que a comunicação corporativa intercultural atinja o sucesso, é imprescindível conhecer os valores compartilhados por cada organização e estabelecer pontos de contato que facilitem o fluxo de trabalho.
5. Procure um parceiro com visão intercultural
Escolher um parceiro para treinar o conhecimento intercultural dos colaboradores é uma tarefa séria. O papel do conhecimento na comunicação corporativa intercultural é muito relevante e não pode ser descuidado pelos líderes.
A Trailing é uma das empresas que trabalham com foco na interculturalidade. As empresas que contratam os serviços da Trailing recebem muito além de um curso de Idiomas. Algumas vantagens são:
Especialistas com alto performance, experiência internacional e resultados comprovados no mundo corporativo
Programas de treinamento customizados, construídos considerando a realidade do cliente, o vocabulário técnico, as situações comunicativas, os canais de comunicação e as normas culturais específicas que o consumidor precisa dominar.
Experiência excepcional do cliente: tratamento de excelência desde a primeira abordagem: você constitui o centro dos processos e sua opinião é fundamental.
Na Trailing estamos imersos na transformação digital e oferecemos muito mais que treinamento de idiomas: construímos relações de sucesso com respeito pela diversidade cultural.
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